O Que é Celulite?

O Que é Celulite?
O Que é Celulite?

Com graus que variam de 0 a 3, a celulite é uma infecção do tecido muscular subcutâneo, que deixa a pele com o famoso aspecto “casca de laranja”. Nos casos mais graves, são formados nódulos nas áreas atingidas que, quando pressionadas, podem inclusive causar dor.

Ao contrário do que muita gente pensa, a celulite não está diretamente ligada à obesidade, e atinge um número assustador de mulheres: 90% delas logo após a adolescência. Mesmo que mais rara nos homens, pode aparecer em regiões com maior acúmulo de gordura localizada, como barriga, pernas e braços.

Para que você possa fazer uma auto-análise em frente ao espelho – mesmo que o ideal seja procurar um dermatologista –, aqui vai uma explicação superficial sobre cada um dos quatro tipos de celulite:

Grau 0: a pele é lisinha, tanto com a pessoa sentada quanto deitada. A celulite só aparece quando a pele é apertada, mas ainda não como “furinho”, apenas como linhas.

Grau 1: a pele também é lisa com a pessoa em pé ou deitada. Quando sentada, a pele já aparenta depressões, bem como quando é apertada.

Grau 2: mesmo em pé, a pele já tem um aspecto “acolchoado”, não sendo lisa e não havendo a necessidade de apertar para notar os furinhos. Neste grau, a pele só fica lisa quando a pessoa está deitada.

Grau 3: a pele tem, permanentemente, o aspecto de casca de laranja, em pé ou deitada. Neste grau, geralmente a celulite causa dor na pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *