5 Pratos deliciosos para conseguir mais energia e um corpo bonito e saudável

5 Pratos deliciosos para conseguir mais energia e um corpo bonito e saudável
5 Pratos deliciosos para conseguir mais energia e um corpo bonito e saudável

A alimentação é um componente muito importante para construção de uma vida saudável. Na hora de escolher os alimentos que irão compor seu cardápio diário, é necessário pensar e adquirir aqueles que possam colaborar para o bom funcionamento de seu organismo, promovendo bem estar e saúde.

Confira algumas dicas que você pode utilizar para incrementar uma alimentação saudável ao seu cotidiano:

  1. Consuma frutas, legumes e verduras e todos os dias e de forma variada. Estes alimentos possuem vitaminas, minerais e fibras que auxiliam no bom funcionamento de seu organismo. As fibras possuem um papel muito importante na digestão e na promoção da sensação de saciedade após as refeições;
  2. Não deixe o feijão de lado! O feijão contém as proteínas que você precisa para sua saúde;
  3. Consuma o mínimo possível de sal. Implemente uma ação positiva na vida de sua família: tire o saleiro de uma vez por todas de cima de sua mesa durante as refeições e esta simples ação poderá trazer muito mais saúde para a sua família. O sódio presente no sal de cozinha é necessário para o nosso organismo, porém, seu consumo excessivo pode causar o aumento da pressão arterial e aparecimento de outras doenças. Evite alimentos industrializados que possuem alta quantidade de sódio como: embutidos, temperos prontos, enlatados e outros;
  4. Evite o consumo de alimentos extremamente gordurosos e alimentos que possuem grande quantidade de açúcar, desta forma, além de colaborar para a manutenção do peso corporal, você estará evitando possíveis consequências nocivas a sua saúde;
  5. Beba bastante água e pratique atividades físicas regularmente!

Comece a mudar os seus hábitos alimentares para construção de uma vida mais saudável, o excesso de peso, a falta de energia, a fraqueza e o desânimo para realizar as tarefas do dia-a-dia, tudo isso pode mudar, só depende de você!

1º PRATO: ARROZ NUTRITIVO

Se você é daqueles que não consegue dispensar um bom prato de arroz em seu dia-a-dia, saiba que ele pode ser consumido em prol de seus objetivos de obtenção de energia e saúde.

O arroz integral é o mais indicado, isto porque ele conserva sua casca, riquíssima em fibras, auxiliando na manutenção do peso e perda da gordura visceral. O arroz integral também sacia a fome, auxiliando no bom funcionamento intestinal. E o mais interessante: o arroz integral possui uma substância chamada metionina, este aminoácido é o percursor da serotonina, um hormônio que proporciona uma sensação de bem estar e de felicidade, isso sem falar dos outros benefícios.

Além dos benefícios propiciados pelo arroz integral, você pode incrementar à sua receita de arroz caseiro, outros ingredientes que contribuam para que ele fique mais nutritivo como:

Veja a receita que preparamos para que você prepare um arroz super nutritivo em própria casa! Para isso você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras bem cheias de arroz integral;
  • 5 xícaras cheias de água;
  • 2 caldos de galinha;
  • Couve (pegue 6 talos do mesmo);
  • Couve-flor (pegue 6 talos);
  • Repolho (pegue 6 talos do mesmo);
  • Beterraba (6 talos);
  • 1 cenoura (de tamanho grande);
  • Espinafre (6 talos);
  • Nabos (6 talos);
  • ½ quilo de abóbora ou de moranga (como costumam chamar);
  • 1 batata do tipo inglesa bem grande;
  • Metade de um chuchu;
  • Batata doce (6 talos da mesma);
  • Brócolis (6 talos do mesmo);
  • ½ xícara de cebolinha picada;
  • ½ xícara de salsinha bem picada;
  • Caruru (utilize duas folhas);
  • Picão (utilize duas folhas);
  • Tansagem (utilize duas folhas);
  • 3 fatias de açafrão ou gengibre (escolha de acordo com o seu gosto);
  • 3 dentes de alho inteiros;
  • 3 colheres de sopa de gergelim (deixe com a casca);
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Se você já é acostumada a cozinhar, o preparo desta receita será bem simples! O arroz é algo muito comum na vida dos brasileiros e ele acaba entrando no cardápio diário de toda a dona de casa. No entanto, se você não faz a mínima ideia de como prepara-lo fique tranquila pois iremos te ensinar direitinho dos passos que você deve seguir!

Pegue uma panela de tamanho médio e coloque a água no fogo até levantar fervura, em seguida coloque o arroz na água para que ele possa cozinhar, acrescente uma colher de óleo, sal a gosto e alho conforme os ingredientes descritos acima.

Em uma panela separada refogue o alho, a cebola e os temperos verdes, o açafrão, todos os talos devidamente picados e as verduras bem picadinhas: abóbora, cenoura, batata e o chuchu, se preferir pode ralar estas verduras ao invés de picar. Deixe cozinhar bem estes alimentos até que eles fiquem ao dente; bem molinhos e macios. Depois disso pode misturá-los ao arroz juntamente com a água e deixar que cozinhe mais um pouco junto para pegar gosto e até que o arroz fique no ponto certo.

Muito fácil não é mesmo? Agora é só servir, bom apetite!

Orientações gerais:

O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 1 hora, ela rende 10 porções de 180 gramas cada uma.

2º PRATO: FAROFA

Está procurando algo saudável que sirva como acompanhamento em sua refeição? Confira a receita de farofa que preparamos para você:

Para realizar esta receita você vai precisar dos seguintes ingredientes:

300 gramas de feijão;

200 gramas de farinha de mandioca;

300 gramas de farinha de bijú;

200 gramas de carne (peça para o açougueiro moer);

300 gramas de carne de porco (você pode optar pelo torresmo);

100 gramas de couve;

Metade de um repolho;

3 cenouras de tamanho médio;

1 cebola inteira;

1 xícara de óleo;

Sal de acordo com o seu gosto.

Modo de preparo desta receita:

Primeiramente, você deve cozinhar o feijão (coloque ele de molho algumas horas antes, descarte toda a água do molho e coloque para cozinhar em uma água limpa). Quando o feijão estiver cozido, tempere ele de acordo com o seu gosto e reserve. Em uma panela, frite a carne moída e a carne de porco de forma separada. Corte todo o repolho em tiras bem fininhas e refogue-o em uma panela separada. Rale a cenoura, e refogue também. Em seguida, pique toda a cebola em pedaços bem pequenos e refogue. Depois que todos os ingredientes já tiverem sido previamente refogados e preparados, junte-os em uma panela sem levar ao fogo novamente.

Sirva e se delicie com esta saborosa farofa!

O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Ela rende 38 porções.

3º PRATO: CARNE MOÍDA AO FORNO NUTRITIVA

Você gosta de comer carnes? Então confira esta receita de carne moída ao forno nutritiva, capaz de dar água na boca e satisfazer o paladar de qualquer um!

Para preparar esta receita você vai precisar dos seguintes ingredientes:

1 kg de carne moída (escolha a carne de sua preferência);

3 cenouras médias inteiras;

5 batatas médias inteiras;

1 abobrinha de tamanho médio;

1 beterraba de tamanho médio;

2 folhas de couve (deixe-as com o talo);

3 colheres de sopa de óleo;

1 cebola inteira picada em pedaços bem pequeninos;

1 dente de alho picadinho;

2 colheres de sopa de colorau para dar uma cor mais agradável a carne moída;

1 tablete de caldo de carne de sua preferência;

Cheiro verde, orégano e sal a gosto.

Agora é a hora de começar a preparar esta receita, siga atentamente o modo de preparo:

Separe uma panela, coloque o óleo indiciado na receita e frite o alho e a cebola picada até que eles fiquem douradinhos. Depois disso, adicione a carne e deixe que ela refogue por aproximadamente 20 minutos. Coloque o colorau, o cheiro verde, sal, caldo de carne, orégano e a couve com o talo bem picadinho em tiras, refogue esta mistura por mais alguns minutos e reserve-a.

Em outra vasilha, rale a abobrinha, a cenoura, a beterraba e a batata. Una todos estes legumes e junto com a carne moída, mecha bem para que fique bem misturado.

Unte uma forma com óleo e em seguida coloque a carne moída preparada com todos os legumes que você ralou. Coloque para assar no forno, em fogo médio, por um tempo aproximado de 30 minutos.

Orientações gerais:

O tempo de preparo desta receita é de pelo menos 1 hora e a mesma rende 10 porções.

4º PRATO: FAROFA DE CASCAS DE BANANA

Se você é uma mulher moderna porém, que gosta de economizar e reaproveitas as sobras de alimentos de uma forma dinâmica e criativa, saiba que esta receita foi criada especialmente para você, conheça agora a farofa de cascas de banana! Para preparar esta receita primeiramente separe os ingredientes descritos a seguir:

3 cascas de bananas devidamente higienizadas (antes de tirar as cascas da banana, lave-as bem em água corrente, utilize uma esponja para tirar todas as sujidades presentes na casca);

3 cenouras médicas raladas;

1 maço de espinafre (corte-o bem fininho);

5 ovos mexidos (prepare-os separadamente);

½ copo do tipo americano de óleo de soja;

600 gramas de farinha de biju;

2 dentes de alho picadinhos;

1 cebola picada em pedaços bem pequeninos;

Cheiro verde e sal a gosto.

Modo de preparo desta receita:

Corte em tiras bem pequenas as cascas de bananas que você separou, frite estas cascas no alho e na cebola ficada e logo após, junte a cenoura. Deixe esta mistura refogar por aproximadamente 5 minutos.

Adicione o espinafre à mistura preparada e mecha bem até que suas folhas fiquem bem murchas, depois disso, adicione os ovos mexidos, o cheiro verde, a farinha, o sal, e misture todos estes ingredientes.

Pronto, agora é só experimentar e conferir o resultado!

Orientações gerais:

O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 30 minutos e ela rende cerca de 20 porções.

5º PRATO: TAÇA DE MORANGOS COM IOGURTE

Se você não dispensa uma boa sobremesa, agora você irá conhecer uma receita que além de saudável, é muito saborosa! Confira a taça de morangos com iogurte que preparamos para que você faça a sua sobremesa com muito estilo e saúde.

Esta receita contém ingredientes leves e que ajudarão a refrescar os seus dias, além disso, o morango possui grande quantidade de vitamina C. A vitamina C por sua vez, auxilia na manutenção e fortalecimento da imunidade do corpo, te protegendo contra diversas doenças causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos patológicos. O iogurte presente nesta receita também tem sua função, ele ajuda a regular o funcionamento intestinal.

Para preparar esta receita você vai precisar dos seguintes ingredientes:

8 bolas de sorvete de morango;

250 ml de iogurte natural;

24 unidades de morangos bem frescos.

Modo de preparo desta receita:

Pegue uma taça bem grande e coloque o sorvete de morango em seu interior. Com o auxílio de uma colher, vá amassando todo o sorvete de morango no fundo da taça;

Depois de colocar esta camada de sorvete, cubra o mesmo com uma camada de iogurte natural. Decore a preparação com os morangos. Se desejar, pode repetir as camadas mais vezes até que acabe os ingredientes.

Orientações gerais:

Esta receita pode ser preparada em apenas 30 minutos e rende cerca de 4 porções. Uma ótima opção para sobremesa!

DICAS PARA QUE VOCÊ SE TORNE UMA COZINHEIRA DE MÃO CHEIA

Para que as preparações mencionadas possam ficar uma delícia, e para que todos possam se deliciar com as suas preparações, que, além de saudáveis, serão muito saborosas, é preciso que você se atente a alguns detalhes antes de começar a preparação destes pratos. Veja algumas dicas importantes para que todas as preparações destes pratos saiam como o esperado:

  • Antes de colocar a mão na massa, separe todos os ingredientes solicitados na receita, se estiver faltando algum ingrediente em sua casa, dê uma corridinha rápida até o supermercado mais próximo. Desta forma, sua receita não correrá o risco de ficar menos saborosa ou nutritiva devido à falta de algum alimento importante;
  • Antes de começar a preparar lave bem as mãos. Também é importante que você lave e realize o pré-preparo correto destes alimentos, evitando contaminação e existência de bactérias durante o processo de manuseio dos mesmos;
  • Pratique, cozinhe cada vez mais tipos de alimentos e passe a elaborar preparações cada vez mais deliciosas!

A alimentação saudável existe e é possível realiza-la, dedique o seu tempo na preparação de pratos que além de saudáveis, podem garantir toda a energia que você precisa para enfrentar o cotidiano de trabalho intenso e atividades rotineiras.

Prepare estes pratos deliciosos e bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *